“Se amanhã fosse a final da Champions, qual seria a sua escalação?”





Sem dúvidas um dos melhores trechos de um livro que já li. Diálogo entre Pep Guardiola, Domènec Torrent e Martí Perarnau.

Então fiz uma pergunta indiscreta: “E como conseguirá jogar melhor se tiver os mesmos jogadores?”. Guardiola se fez de distraído e não respondeu. Para mudar de assunto, replicou com uma pergunta tão fascinante que me deixou completamente desconcertado: “Se amanhã fosse a final da Champions, qual seria a sua escalação?”.

Propor uma escalação ao técnico do Bayern e ao seu assistente era uma tentação que eu não podia recusar. Assim, armado de uma inconsciência quase irracional, respondi: “Bom, está muito claro para mim. Colocaria os onze que hoje estão em melhor forma e os posicionaria em um 4-2-1-3”. E dei os onze nomes que eu escalaria, mas por que fui falar? Guardiola escutou em silêncio e não abriu a boca. Domènec Torrent por sua vez, demorou menos de dois segundos para me indagar: “E se fosse contra o Real de Cristiano Ronaldo e Bale, não escalaria Boateng, que é o zagueiro mais rápido que temos? E se fosse contra o Barça, enfrentaria Messi sem Schweinsteiger? E se fosse contra o Chelsea, jogaria com um 9 fixo sem Götze nem Müller?”.

Quantas variáveis! Naquela noite aprendi que teria sido melhor ficar calado. Guardiola não opinou sobre minha escalação, mas as perguntas de Torrent me fizeram compreender que não basta ter toda a informação, é preciso pensar e pesar muitos outros fatores, já que qualquer deslize ou precipitação na hora de escolher pode provocar um erro grave. É obvio que eu sabia que ser técnico é uma tarefa complexa e difícil, mas naquele jantar compreendi isso melhor do que nunca e ainda percebi que, muitas vezes, nós que analisamos de fora somos menos meticulosos e detalhistas que aqueles que criticamos tão facilmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício de Transição Ofensiva no Futebol

Máscara para simular altitude. Realmente funciona?

Futebol e a Teoria dos Sistemas Dinâmicos