Introdução à Periodização Tática

Resultado de imagem para Periodização Tática alta resolução

O treinador é constantemente desafiado em seu trabalho. O principal desafio é fazer com que seus jogadores tenham um entendimento otimizado do modelo de jogo que ele propõe a equipe, sendo criativo e espontâneo na resolução de problemas que a dinâmica do futebol oferece.

Assim como a maioria das modalidades coletivas (se não todas) o futebol tem como característica a imprevisibilidade, sendo um esporte acíclico, com constantes mudanças de situacionais e sempre necessitando de resoluções de problemas. Então, segundo Pivetti (2012), o futebol é um sistema aberto, dinâmico complexo e não linear. Levando em conta essas considerações sobre o futebol, devemos ter um treinamento redundante, direcionado para tais características, afim de desenvolver o córtex pré-frontal.

Esta região cerebral está relacionada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão da personalidade, tomadas de decisões e modulação de comportamento social (Yang 2009). 

Resultado de imagem para cortex pré frontal alta resolução
Ou seja, essa região é responsável por uma visualização prévia de determinadas ações possíveis em um determinado momento de caos. Por isso ela é significativamente importante no processo de tomada de decisão do atleta, que durante uma partida de futebol constantemente está em estado de conflito, tendo que decidir a melhor jogada, melhor marcação, melhor passe, etc. Seja qual for a fase de jogo no momento. 

Porém, temos que levar em consideração que a tomada de decisão é um processo dependente de vários sinais emocionais. Esses sinais auxiliam em uma boa ou má resolução de problema.

A ação do jogador é guiada pelos princípios de jogo e como ele vai chegar a tomar essa melhor decisão é guiada pelos subprincípios e subprincípios do subprincípio, isso é a hierarquização do treinamento do futebol.


MACROPRINCÍPIO – SUBPRINCÍPIO – SUBPRINCÍPIOS DO SUBPRINCÍPIO


EXEMPLO:

Fase de Jogo: Organização Ofensiva

Macroprincípio: Posse e Circulação da bola de forma a se superar os adversários, estando sempre em equilíbrio no caso de perda de posse da mesma.

Subprincípio: Criar Situações de 1x1

Subprincípios do Subprincípio:

1-    Provocar situações de igualdade numérica em todo o campo de jogo. 
2- Capacidade de os atacantes ultrapassarem os adversários em situações de 1x1 (ou mesmo em inferioridade numérica). 
3- Jogar por dentro para atrair os adversários e depois jogar para fora para os extremos (bem abertos, recebendo com espaço e encarando a baliza de frente).

Imagem relacionada

A Periodização Tática vem sendo citada por vários estudiosos do futebol por sua forma de trabalho diferenciada da convencional, utilizando os vários princípios táticos do jogo como formar de modelizar a equipe, expressando-se na matriz funcional dos atletas. Essa metodologia vem ganhado muita força nos últimos anos e transformando uma visão analítica do futebol em uma visão sistêmica.

Essa abordagem preocupa-se em desenvolver as tomadas de decisões dos jogadores de forma espontânea. Assim, tendo uma transferência dos princípios táticos treinados para o jogo formal. Quando o atleta adquire vivências passadas (em jogos e treinos) se tem um desenvolvimento potencial da memória cognitiva, emocional e prospectiva. Isso explica essa transferência.

Com isso justifica-se o uso de um método de treinamento onde leve em consideração todos os aspectos de uma partida, não separando esses aspectos, mas usando sistematicamente e redundantemente durante o treinamento, enraizando as tomadas de decisão no treino e transferindo para os jogos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício de Transição Ofensiva no Futebol

Máscara para simular altitude. Realmente funciona?

Futebol e a Teoria dos Sistemas Dinâmicos